top of page

Algas

Características gerais:

     As algas são integrantes do Reino Protista. Seres eucariontes, uni/pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes; elas ocupam ambientes terrestres úmidos e aquáticos, além de constituírem a base das cadeias alimentares desses ambientes e produzirem grande parte do gás oxigênio presente na atmosfera.

     As células das algas pluricelulares não apresentam células diferenciadas, e portanto, não apresentam organização tecidual (o que as diferencia das plantas). 

     Sua estrututa é composta basicamente por: um talo e o rizóide. O rizóide é o conjunto das "raízes" da alga, enquanto que o talo é uma espécie de tecido, onde se encontram as células não diferenciadas.

Classificação:

     Pode-se classificar as algas em 6 tipos:

     - Bacillariophyceae: incluem os componentes do fitoplâncton e incluem as diatomáceas. São unicelulares e sua parede celular contém sílica.

     - Dinoflagelados: seres unicelulares que incluem os causadores das marés vermelhas além de serem componentes de fitoplâncton.          

     - Phaeophyceae: pluricelulares de maioria marinha. Possuem maior tamanho e podem ser comestíveis. Como principal exemplo podemos citar as algas pardas.

     - Chlorophyceae: presentes em mares, águas doces e solos úmidos; apresentam espécies uni/pluricelulares muito semelhantes as plantas e também podem ser comestíveis. Entre seus principais exemplos, podemos destacar as algas verdes.

     - Rhodophyta: de maioria pluricelular, essas algas são encontradas em mares, águas doces e solos úmidos. São filamentosas e possuem diversas utilidades para os humanos. Exemplo: algas vermelhas.

     - Euglenoides: seres unicelulares de água doce, são componentes do fitoplâncton e podem ser heterotróficos. Grande parte delas sugere poluição das águas por matéria orgânica.

Reprodução:

     - Algas unicelulares: se reproduzem assexuadamente por divisão binária, fragmentação ou fusão celular.

     - Algas pluricelulares: 

          - Conjugação: ocorre em algas filamentosas. As células sexualmente compatíveis se unem por uma "ponte" pela qual acontece a fecundação.

          - Alternância de gerações: uma geração assexuada que produz esporos, se alterna com outra, sexuada, produtora de gametas. Esse tipo de reprodução é muito comum em algas verdes, pardas e vermelhas.

Exemplo de reprodução sexuada de algas

Foto tirada de algas ampliadas em um microscópio durante uma atividade no laboratório de biologia

Papel ecológico e importância econômica

     As algas representam a base das cadeias alimentares aquáticas. Certas espécies apresentam alto teor de proteínas, vitaminas e sais, tornando-as alimentos nutritivos para seres humanos.

     Podemos encontrar as algas em nossas refeições. No Sushi, comida típica do Japão, em iogurtes, sorvetes, etc.. Além de alimentos, produtos como pastas de dentes e cremes de barbear também estão associados às algas.

     Todos esses produtos são encontrados nas seguintes estruturas das algas:

     - ágar: material gelatinoso encontrado nas paredes celulares de algas vermelhas (produção de balas e doces)

     - alginato: polissacarídio de algas pardas (produção de cosméticos, sorvetes e materiais de odontologia)

     - carragena: polissacarídio extraído da parede celular de algas vermelhas (alimentos lácteos, sorvetes, queijos, iogurtes, cosméticos e tintas)

     - diatomito: material feito de carapaças silicosas de diatomáceas (usado na fabricação de filtros, polidores de metal e cremes dentais).

     

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page