top of page

Doenças virais

AIDS

     Causada pelo vírus HIV, que invadem os glóbulos brancos do hospedeiro, afetando o sistema imunológico do indivíduo.

     O vírus passa pelo sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. A transmissão normalmente acontece por meio de relações sexuais sem preservativo. 

     Ainda não foi elaborada nenhuma vacina para essa doença.

Herpes

     Do vírus Herpes simplex afeta a mucosa da boca e a região genital. Geralmente é benigna, porém pode causar problemas neurológicos.

     Os sintomas são bolhas dolorosas e manchas vermelhas; e a doença é transmitida pelo sexo ou pela saliva. A doença não tem cura.

Poliomelite

     É acarretado pelo Poliovírus Enterovidae e transmitido pela água e alimentos contaminados com as fezes do portador.

     Pode levar à danos neuronais e à paralisia. Não existe tratamento, porém há uma vacina preventiva. 

Resfriado comum

     Doença no aparelho respiratório que afeta a cavidade nasal. Entre os sintomas estão espirros, tosses, febre, etc.

     Costuma desaparecer em 1 semana sem causar muitas consequências ao hospedeiro. A transmissão é por via respiratória.

Raiva

     Doença viral que é transmitida pela saliva do animal contaminado (através da mordida). Os sintomas podem chegar a ser fatais, causando delírios e disfunção cerebral. 

     Existem vacinas para o vírus.

Febre amarela

     Transmitida pelo intermédio de mosquitos infectados, geralmente o Aedes aegypti, consiste em uma doença viral cujos principais sintomas são a febre, dores e náuseas. Em casos mais sérios, pode ser fatal ao causar hemorragias e insuficiências de múltiplos órgãos.

     Existe tratamento e vacinas preventivas bastante efetivas.

Meningite viral

     São causadas majoritariamente pelos vírus do gênero Enteroviridae, atingindo a membrana que envolve a medula espinhal e o cérebro.

    A doença causa febre, mal estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza, sendo muito frequentes náuseas e vômitos.

     Em geral, a pessoal se contamina ao ingerir alimentos infectados, os vírus se reproduzem e atingem o sistema nervoso central, inflamando as meninges.

Caxumba

     Provocado pelo vírus da parotidite infecciosa. O principal sintoma é a inflamação dolorosa de uma ou mais glândulas salivares parótidas.

     É altamente contagiosa e desaparecem em 1 semana depois do aparecimento dos sintomas. O vírus é transmitido pela respiração e pela saliva. Existe uma vacina preventiva para essa doença. 

Condiloma

     Doença altamente contagiosa causada pelo vírus HPV. Os principais sintomas são o aparecimento de verrugas na pele do pênis, glande, uretra, ânus, vagina ou períneo.

      A transmissão é normalmente por relações sexuais e existem vacinas para o vírus.

Dengue

     É uma doença tropical e seus principais sintomas são febres altas e dores de cabeça e musculares.

     Ela é transmitida por várias espécies de mosquitos do gênero Aedes, sendo o mais comum, o Aedes aegypti. Em pouquíssimos casos, a doença pode se agravar; tornando-se fatal.

     Não há vacinas, portanto a única prevenção é o combate às populações de mosquitos.

Rubéola

     Doença caudada pelo togavírus, sendo sua transmissão dada pelo contato a secreções nasais, sangue ou urina dos indivíduos infectados. 

     O principal sintoma são manchas vermelhas na pele, além de febre e nódulos na nuca. Tendem a desaparecer em 2 ou 3 dias. A vacina é a única forma de prevenção.

Hepatites virais

     São doenças que atacam o fígado, podendo ser causadas por diferentes tipos de vírus. Algumas formas (A e E) são transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes. Outros (C,D e E), por transfusão de sangue e relações sexuais.

     Os sintomas são inicialmente febre, mal estar, falta de apetite, dores musculares, dor de cabeça, náuseas e debilitação muscular, podendo depois surgir urina escura e icterícia. Com exceção da Hepatite C, todas possuem vacinação.

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page