top of page

Doenças bacterianas

Botulismo

- é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum, que pode ser encontrada no solo, água não tratada, produtos conservados e em intestinos de mamíferos, peixes e vísceras de crustáceos.

Podem existir em três formas: a primeira é o botulismo infantil, frequente em crianças com idade entre 3 e 26 semanas, e uma das principais causas é a ingestão de mel de abelha nas primeiras semanas de vida. A segunda é o botulismo por ferimentos, ocorre pela contaminação de machucados. E o último é o botulismo alimentar, que ocorre pela ingestão de toxinas em alimentos contaminados.

Os sintomas podem ser gastrointestinais e/ou neurológicos, com início rápido e progressivo. Os mais comuns são: constipação, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, visão turva ou dupla, queda da pálpebra, dificuldade de engolir/falar e boca seca.

Alguns meios de se prevenir são: evitando a ingestão de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto.  o tratamento é feito por meio de medicamentos específicos, chamados antibotulínicos, ou por antibióticos.

 

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/botulismo

Tuberculose

 

É uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de koch, podendo atingir os ossos, rins, cérebro, pulmão, pele e coluna vertebral, sendo facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais de um indivíduo contaminado.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, dores na região do tórax, falta de ar, perda de peso considerável e palidez.

Ao nascer, os bebês devem ser vacinados (BCG) para prevenir a doença, porém outras recomendações podem ser importantes, como, por exemplo, evitar ambientes fechados e sem a circulação necessário do ar, como também não colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca quando elas não estiverem higienizadas.

O tratamento consiste basicamente no uso de antibióticos.

 

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/tuberculose

Tétano

 

Doença causada pela bactéria Clostridium tatani, que invade o organismo através de feridas,principalmente as causadas por objetos perfurantes, ou pelo corte do cordão umbilical sem esterilização, atingindo o sistema nervoso central.

Os sintomas característicos do Tétano são: contração muscular, que começa pelo maxilar e se espalha pelo resto do corpo, rigidez muscular e insuficiência respiratória.

 A vacina antitetânica é o modo mais fácil de prevenção, porém é muito importante higienizar bem ferimentos adquiridos, para não haver a proliferação da bactéria. E o tratamento da doença é feito através de antibióticos e relaxantes musculares.

 

 https://minutosaudavel.com.br/tetano/#prevencao

 

Sifilis

 

É uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum, onde se evolui em quatro estágios: primário, secundário, latente e terciário. A enfermidade é considerada um "mal silencioso", pois, após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

É transmitida por meio de relações sexuais sem proteção, durante a gestação, na hora do parto (sífilis congênita) ou transfusão de sangue.

Os sintomas comuns são: lesões na região genital (chamados de cancro ou úlceras), febre, mal estar, dor de cabeça, perda de apetite, dores musculares e, em casos mais graves, é caracterizado por lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas (demência, convulsões, perda de controle de movimentos, paralisia parcial), podendo levar à morte, dependendo do estagio da doença. Usar preservativo em qualquer tipo de relação sexual é o melhor jeito de se prevenir, como também, para mulheres grávidas que possuem a doença, fazer o tratamento corretamente para não transmitir para o bebê.

Sífilis tem cura e pode ser tratada com injeções de penicilina.

 

https://www.tuasaude.com/sifilis/

 

Pneumonia bacteriana

 

É uma infecção pulmonar geralmente causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. A transmissão desta é muito difícil de ocorrer, com isso é mais frequente adquirir pneumonia pela entrada de bactérias no pulmão vindas da boca, por mudanças bruscas de temperatura, principalmente quando o individuo possui um organismo debilitado, por engasgamento com alimentos ou pelo agravamento de uma gripe.

Os sintomas mais frequentes são: tosse com catarro, dor na região do tórax, febre e dificuldade para respirar.

Para prevenir o surgimento é recomendado lavar frequentemente as mãos, evitar permanecer em locais fechados com pouca ventilação de ar e tomar a vacina contra gripe (Prevenar 13). O tratamento é feito pelo uso de antibióticos

 

https://www.tuasaude.com/pneumonia-bacteriana/

 

Meningite bacteriana

 

 É uma infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, causada por uma bactéria como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae,

 Mycobacterium tuberculosis ou Haemophilus influenzae, por exemplo. Pode ser transmitido da garganta de uma pessoa a outra, através de gotículas da tosse, espirro e beijo.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. O melhor jeito de se prevenir é tomando a vacina e o tratamento é feito a base de antibióticos.

 

https://www.tuasaude.com/meningite-bacteriana/

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page