top of page

Vírus

Características gerais:

     Os vírus não estão compreendidos em nenhum reino, e isso se dá pelo fato de eles serem seres acelulares (não possuem células) que só realizam atividades metabólicas e de reprodução quando estão dentro de um outro organismo; pelo qual são classificados como parasitas intracelulares obrigátorios.

Título 2

Estrutura:

     Estão essencialmente formados por uma cápsula proteica (o capsídio) que contorna o material genético.

     O capsídio é constituído por vários capsômeros e algumas proteínas específicas, que cumprem o papel de receptores das células. Dentro dessa estrutura, encontra-se o genoma viral, que pode ser composto por DNA, RNA ou DNA+RNA.

     Ademais, classifica-se os vírus em: não envelopados e envelopados, sendo que os envelopados produzem doenças mais contagiosas pois possuem a membrana plasmática e os receptores da célula hospedeira.

Reprodução:

     Os vírus, como já mencionado, só se reproduzem quando dentro de um organismo. Nesse momento, apresentaremos os dois tipos de reprodução que eles realizam:

  • ciclo lítico: inicia-se na penetração, quando o vírus passa pela parede/membrana celular e entra no citoplasma da célula hospedeira. Logo, ocorre a biossíntese, momento em que os vírus se multiplicam dentro da célula. Então, temos a fase de maturação e a liberação.  Nessa última, ocorre a lise e a consequente morte da célula.

  • ciclo lisogênico: após a penetração, o vírus altera o DNA da célula hospedeira, inserindo um genes dele. A célula hospedeira poderá viver por muito tempo e se reproduzirá, passando para seus descendentes aquele DNA alterado. O processo de biossíntese só ocorrerá quando houver alguma grande alteração externa que possa comprometer a célula hospedeira; e então tudo ocorre como no ciclo lítico, culminando com a morte da célula e a liberação do vírus.

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page