Blog de biologia
Nematódeos
Quem são?
Os nematódeos ou nematelmintos são seres de corpo alongado e cilíndrico, afilado em suas extremidades. São animais triblásticos, pseudocelomados, protostômios e não segmentados.
Majoritariamente, os nematelmintos são parasitas, mas também existem algumas espécies de vida livre, encontrando-se em águas doces, salgadas e ambientes úmidos.
Como exemplo de nematódeos, podemos citar as lombrigas.
Características adaptativas:
-
Pseudoceloma: se apresenta entre a endoderme e a ectoderme; cumpre funções vasculares (distribuição de nutrientes e trocas gasosas) e servem como esqueleto hidrostático.
-
Anel nervoso: fundamental no sistema nervoso.
-
Sistema digestório completo: boca --- intestino --- ânus.
-
Boca: estrutura que apresenta dentículos, que mudam com a cutícula e não têm esmalte; são responsáveis pela mordedura do alimento a ser digerido.
-
Excreção: "em tubo H".
-
Cutícula: camada de revestimento externo.
-
Muda (ou ecdise): troca da cutícula.
Estrutura:




-
Cutícula: camada de quitina que revestem externamente os nematelmintos. Ela cumpre a função de proteger o animal contra desidratação, pH baixo ou alto e choques mecânicos.
-
Muda (ou ecdise): é a denominação da troca da cutícula. Essa troca ocorre pelo fato de que os nematoides precisam de uma cutícula maior quando crescem. O hormônio da ecdisona regula esse fenômeno, que também se demonstrará presente nos artrópodes, como será demonstrado no decorrer do trabalho.
-
Sistema digestório completo: formado por boca, intestino e ânus
-
Sistema excretor: formado por dois tubos longitudinais (os "tubos em H"), que estão localizados na parede do corpo. Os nematoides possuem dois orifícios excretores: um para a urina e outro para fezes (o da urina também é utilizado para reprodução).
-
Sistema nervoso do tipo Anel Nervoso Periesofagiano: composto por um conjunto de células nervosas em formato de anel ao redor do tubo digestório, além de cordões nervosos nervosos longitudinais.
-
Sistema respiratório: não possuem. As trocas gasosas acontecem por difusão com o ambiente.
Reprodução:
Os nematódeos, geralmente, são dioicos (possuem sexos separados), e em sua cavidade corporal, encontram-se as gônadas (testículos ou ovários). Os espermatozoides, que não possuem flagelo (movimentos ameboides), atingem os óvulos femininos por fecundação interna. O desenvolvimento é direto ou indireto e eles apresentam dimorfismo sexual, os machos são fisicamente diferentes das fêmeas.
