Blog de biologia
Sistema digestório humano
Conceitos fundamentais:
- O que é digestão? Digestão é a quebra das grandes e complexas moléculas presentes nos alimentos em moléculas menores, que são absorvidas e utilizadas pelo organismo.
- Tipo de dieta:
. Herbívoros: se alimentam apenas de plantas (bois, carneiros e insetos)
. Carnívoros: se alimentam de outros animais (jacarés, onças e piranhas)
. Onívoros: se alimentam de carne de outros animais e de plantas e vegetais (ser humano, chimpanzé e porcos).
- Macronutrientes e micronutrientes:
Macronutrientes são requeridos em grandes quantidades (proteínas, carboidratos e lipídios); já os micronutrientes se apresentam em pequenas quantidades (vitaminas e sais minerais).
- Função dos nutrientes no corpo:
. Energéticos: fonte de energia para atividades metabólicas (carboidratos e lipídios)
. Plásticos ou construtores: constituintes estruturais das células (proteínas)
. Reguladores: regulação do metabolismo (vitaminas e sais minerais)
Processamento:
O sistema digestório inclui um tubo digestório e glândulas anexas. O tubo digestório contém órgãos tubulares (esôfago, estômago e intestino) que, em sua maior parte, têm quatro camadas de tecidos: mucosa, submucosa, músculo liso e peritônio. Contrações ondulatórias da camada muscular, denominadas movimentos peristálticos, impelem os alimentos no tubo digestório. Por sua vez, as glândulas anexas (fígado, pâncreas) lançam secreções no tubo digestório, que possuem ação enzimática.

Etapas da digestão humana:
1) Boca:
Na boca, os alimentos são fragmentados com a ajuda dos dentes e banhados pela saliva, de pH neutro. A saliva é uma solução aquosa que, misturada nos alimentos, facilita a deglutição e a propagação pelo tubo digestório.
A língua também cumpre uma função importante. Ela é útil na deglutição pois força contra o céu da boca as porções de alimentos, que se deslocam para a faringe.
A epiglote é fundamental no processo de entrada da faringe, pois fecha a abertura da laringe, impedindo a entrada dos alimentos nas vias aéreas.
Dessa forma, os alimentos deglutidos passam pelo esôfago, e através de movimentos peristálticos, chegam no estômago.
2) Estômago:
O estômago é um tubo dilatado com volume de 1 ou 2 L, revestido pela mucosa gástrica. A mucosa interna secreta o suco gástrico (água, sais, enzimas e ácidos clorídricos), o que mantém o pH do órgão ácido (entre 1 e 2).
Uma das enzimas do suco gástrico é a pepsina, responsável pela hidrólise de proteínas. Após 3 ou 4 horas, o alimento se transforma numa massa, pronta para alcançar o intestino delgado.
3) Intestino delgado:
O intestino delgado é um tubo de 3 cm de diâmetro e 8 m de comprimento. Ele se divide em três partes: o duodeno, o jejuno e íleo.
4) Fígado:
O fígado é a maior glândula do corpo humano. Ele produz a bile(secreção que não contém enzimas,com pH oscilatório entre 8 e 8,5), sintetiza proteínas, inativa produtos tóxicos e metaboliza resíduos gerados no organismo.
5) Pâncreas:
O pâncreas é uma glândula anexa ao sistema digestório que produz secreções digestivas e hormônios, como insulina e glucagon; secreta o suco pancreático, o qual contém enzimas e grande quantidade de bicarbonato de sódio. As enzimas do suco hidrolisam carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos.
6) Intestino Grosso:
Tubo de 6 cm de diâmetro e 1,5 m de comprimento. Inicia-se por uma região sacular, chamada ceco, e é colonizado por uma rica flora bacteriana intestinal que produz vitaminas e dificulta o crescimento de bactérias patogênicas.
7) O reto e o canal anal
Compõem a porção final do tubo digestório. Os esfíncteres anais, anéis musculares contraem e relaxam para permitir a evacuação das fezes.
Principais secreções:
- saliva (pH neutro)
- suco gástrico (pH ácido)
- bile (pH básico)
- suco pancreático (pH básico)
- suco entérico (pH neutro)
Hormônios:
- gastrina: estimula a produção de suco gástrico
- secretina: estimula a produção de suco pancreático
- colecistocinina: estimula a secreção de enzimas digestivas / provoca a contração da vesícula biliar
- peptídeo inibidor gástrico: inibe a produção de suco gástrico
- leptina/obestatina: atua reduzindo o apetite, aumentando a taxa metabólica e o consumo de energia
- grelina: ação oposta à leptina: aumenta o apetite






