Blog de biologia
Répteis
Quem são?
Do latim, Reptare, isto é, “rastejar”, os répteis foram os primeiros vertebrados a dominarem o ambiente terrestre, devido a sua efetiva adaptação a regiões de clima seco. Surgindo a cerca de 300 milhões de anos atrás, abrangem atualmente cerca de 7 milhões de espécies conhecidas.
Os répteis são classificados em subclasses, essas sendo: Quelônios, Crocodilianos e Escamados.
Anatomia:
- Corpo formado por: cabeça, pescoço, tronco e cauda.
- Podem ser rastejantes(serpentes), ou nadadores(tartaruga marinha).
- Possuem pele ressecada e resistente revestida por escamas queratinizadas ou até mesmo placas ósseas, como é o caso dos jabutis. Tal adaptação diminui a perda desnecessária de líquido e protege contra agentes externos.
Reprodução:
- Apresentam fecundação interna, na qual os espermatozoides são introduzidos no interior da fêmea pelo macho por intermédio de um aparelho reprodutor, o pênis.
- O desenvolvimento do embrião ocorre dentro do ovo, o qual é revestido por uma casca caucária responsável pela proteção contra choques mecânicos e evita a dessecação.
Respiração e circulação sanguínea:
- Apresentam respiração pulmonar alveolar, isto é, a troca gasosa é realizada nos alvéolos e não mais através da pele, como é o caso dos anfíbios.
- Possuem sistema circulatório incompleto, duplo e fechado. Apresentam dois átrios e dois ventriculos, determinando a separação entre sangue arterial e venoso.
Ovo amniótico-alantoidiano:
- Cório: proteção dos sacos internos
- Âmnio: proteção do embrião
- Alantóide: trocas gasosas e saco residual.
- Vitelo: reserva nutritiva.
- Câmara de ar: suprimento de oxigênio
- Casca: evita a desidratação e protege contra choques mecânicos.
Exemplos de cada classe reptiliana:
- Quelônios: cágado
- Crocodilianos: crocodilos
- Escamados: lagartos





