Blog de biologia
Protocordados
Quem são?
Por definição, os Protocordados são animais majoritariamente marinhos que não possuem caixa craniana e coluna vertebral.
O filo dos Cordados é dividido em três subfilos: os Cefalocordados, os Urocordados e os Vertebrados. Dito isso, a divisão dos Protocordados reúne as subdivisões dos Cefalocordados e dos Urocordados, esses sendo classificados como os mais primitivos da filo.
Características:
- Presença da notocorda.
- Possuem tubo nervoso dorsal.
- Apresentam fendas branquiais (respiração e filtração de alimentos).
- Ausência da caixa craniana e da coluna vertebral.
- Não possuem encéfalo.
Urocordados
- O fator que caracteriza a subdivisão em questão é a presença da notocorda na fase embrionária e larval restrita à região caudal. Ainda, animais relacionados a essa subdivisão apresentam um corpo em formato saculiforme, isto é, em formato de um pequeno saco.
- Os Urocordados são geralmente encontrados presos à rochas e recifes, aonde passam sua vida filtrando e alimentado-se de microorganismos presentes na água.
- Seu principal representante é a ascídia.


Cefalocordados
- Diferentemente dos Urocordados, a principal característica determinante dos Cephalocordados é a existência da notocorda da cabeça a cauda tanto na fase larval, quanto na fase adulta.
- Possuem sistema cardiovascular fechado.
- São seres dióicos, isto é, durante a fecundação há a participação de dois seres da mesma espécie, sendo que um deles possuí testículo e o outro ovário.
- A fecundação realizada pelos Cephalocordados é externa e o seu desenvolvimento é indireto.
- O principal representante da subdivisão em questão é o anfioxo.

